O que foi acordado no 2º encontro entre Rússia e Ucrânia :
Criação de corredores humanitários para entrada de provisões e a retirada de civis; Possível cessar-fogo na região do corredores humanitários Terceira rodada de negociações entre as duas nações
Fonte : O GLOBO
Os corredores humanitários são faixas que ficam sem confrontos temporariamente e de comum acordo entre as partes beligerantes, para permitir o trânsito de civis, sua saída da área de combate e a chegada de suprimentos como remédios e alimentos.
O assessor presidencial da Ucrânia Mykhailo Podolyak disse que os dois lados preveem o possível cessar-fogo temporário para permitir a retirada de civis e a criação dos corredores humanitários para a saída da população civil.
“Quer dizer, não em todo lugar, mas apenas nos lugares em que os próprios corredores humanitários estiveram localizados, será possível cessar-fogo durante a evacuação”, disse.
Esse cessar-fogo temporário, entretanto, será costurado em uma terceira rodada de negociações entre os dois países, que já foi acordada, mas ainda não tem data oficial exata para acontecer, disseram os representantes das duas nações.
Eles também chegaram a um entendimento sobre a entrega de remédios e alimentos a locais onde as lutas mais ferozes estão acontecendo.
Leia também:
'Preciso falar com Putin… é a única maneira de parar a guerra', diz Zelensky
Como a guerra na Ucrânia pode acabar? Especialistas analisam o conflito
Sean Penn fugiu a pé da Ucrânia até fronteira com a Polônia
“Os ministérios da Defesa de Rússia e Ucrânia acordaram em manter os corredores humanitários. Vamos manter a possibilidade de manter um cessar-fogo nos corredores humanitários”, disse o negociador russo Vladimir Medinsky.
"Mais uma vez a Federação Russa reforça que a intenção é manter a paz e paciência nessa situação. Pedimos que a população use esses corredores humanitários e esperamos que isso tudo se resolva logo”, declarou Medinsky.
Divulgação do corredor humanitário
Os representantes da Ucrânia na reunião desta quinta (3) disseram que o corredor de saída das áreas de conflito deve ser divulgado em breve pelas autoridades do país invadido.
“Conseguimos chegar a um entendimento sobre a questão principal. Agora temos o que responder para centenas de pessoas que têm filhos e parentes nos territórios em conflito da Ucrânia. No tempo mais curto possível vamos oferecer a possibilidade de sair desses territórios em segurança", disse o negociador ucraniano.
“Para finalização dos acordos, teremos que fazer a terceira rodada de negociação, também muito importante. E vamos precisar de esforço para implementar. Isso não é uma questão rápida, mas também não pode demorar muito”, completou o negociador da Ucrânia.