Com 6 mil vagas, UFMS abre inscrições do vestibular na segunda

Fapec divulgou o edital do certame, que tem 1º de dezembro como data de aplicação Por Gustavo Bonotto | 07/09/2024 20:46 -

Publicado em
Com 6 mil vagas, UFMS abre inscrições do vestibular na segunda

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) tornou público, na manhã de sexta-feira (6), o edital de abertura do tradicional vestibular. Neste ano, a instituição ofertará 6.097 vagas para 125 cursos distintos. O certame terá as inscrições abertas na segunda-feira (9), a partir das 6h, exclusivamente pela internet.


PUBLICIDADE

Conforme a publicação da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), as inscrições devem ser feitas por meio da página ingresso.ufms.br até 13 de novembro. Os candidatos interessados em solicitar atendimento diferenciado também devem realizar sua inscrição nesse mesmo intervalo.

Para aqueles que precisam de isenção da taxa de inscrição, o prazo vai de 9 a 30 de setembro. Neste ano, o valor chega a R$ 100. A análise das solicitações de isenção será divulgada no dia 8 de outubro, com um período de recurso administrativo de 8 a 9 de outubro e o resultado final das isenções sendo publicado em 18 de outubro.

O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado até 14 de novembro. As solicitações de atendimento diferenciado serão analisadas e divulgadas em 21 de novembro, com um período para recursos administrativos de 21 a 22 de novembro. O resultado final dos recursos e da análise de atendimento diferenciado será divulgado no dia 26 de novembro.


A fase de provas começa com a divulgação das inscrições homologadas e a convocação para as provas em 26 de novembro. Entre 27 e 30 de novembro, os candidatos poderão realizar treinamento e testes na plataforma digital onde será aplicada a prova.

O certame está programado para ocorrer no dia 1º de dezembro, das 8h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), em municípios onde a UFMS mantém atividade. São eles: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, além de Dourados.

Ainda segundo o edital, as competências de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias serão aplicadas das 8 às 10h. Haverá um intervalo de 15 minutos, e às 10h15, as provas de ciências da natureza, matemática e redação serão aplicadas.


Foco na redação - Depois de zerar quase 6 mil textos em 2024, o comunicado também discorre que só serão avaliadas as redações com adequação temática, organização e progressão textual. O candidato terá nota zero se não produzir um texto dissertativo-argumentativo, apresentar menos de 15 e mais de 30 linhas.

O gabarito preliminar da prova objetiva será publicado em 3 de dezembro, e os espelhos das redações estarão disponíveis na área do candidato a partir de 5 de dezembro. Recursos administrativos referentes ao gabarito preliminar poderão ser interpostos nos dias 5 e 6 de dezembro. O gabarito definitivo, juntamente com os resultados dos recursos administrativos, será divulgado em 9 de janeiro de 2025.

Os resultados preliminares das provas objetivas e de redação, bem como da prova de habilidades específicas de música, também serão publicados em 9 de janeiro. O período para recursos administrativos será de 10 a 13 de janeiro. A divulgação do resultado final está marcada para 4 de fevereiro de 2025.


Acesse a íntegra do edital abaixo:


Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS